FACEBOOK

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

COM QUE CARA EU VOU (2)



"Mas ai de vós...hipócritas..." Mateus 23.13

Hipocrisia é a condição de existência que a gente alimenta para aqueles que vêem na gente aquilo que a gente não é, e assim sendo, preferimos continuar no jogo do “me engana que eu gosto”.


O juízo mais severo de Jesus em seu testamento foi contra a hipocrisia que envolvia a religião de sua época.

Todavia tal condição não é prerrogativa apenas da imagem religiosa, ela pode ser intrínseca à própria vida em todas suas manifestações.

Tornamo-nos hipócritas quando permitimos que aquilo que a gente não é, seja a gente para aqueles que estão ao nosso redor, e por tal imagem, às vezes gerenciar nossa vaidade, preferimos continuar sendo o que não somos, e detrimento da verdade do ser.

Tornamo-nos hipócritas quando a vontade da gente é transformada na vontade alheia e assim, alimentamos os outros com a nossa própria fome de aceitação. Sim, isso se torna tão destrutivo, que uma vez sozinho com a gente, acabamos não sabendo mais quem a gente é.

Tornamo-nos hipócritas quando prescrevemos aos outros “remédios” e soluções para a vida, que a gente mesmo não toma, pois sabemos que tais receitas são amargas dentro da realidade humana, pois, existe coisas que são mais fáceis mandar, do que fazê-las de fato.

Tornamo-nos hipócritas quando usamos de subterfúgios morais para maquiar nossas fantasias, vontades e paixões que se de cara limpa aflorassem na nossa existência, teríamos vergonha de continuar caminhando, por isso pintamos o defunto que há na gente com cara de vida que não possui mais.

Sim, e por ai vai. Só não se chega a lugar algum.

O hipócrita se perde de si e dos outros, principalmente daqueles que o ama de verdade.

O hipócrita se perde de Deus – mas pelo sentindo inverso da estrada – pois Deus sabe perfeitamente quem é o que não é, e na sua infinita misericórdia, lança para o tal, a bóia do perdão e cura, no mar do desespero e do medo.

O hipócrita critica nos outros aquilo que há em excesso nele. Por isso todo hipócrita critica quem anda de cara limpa e mostrando seus defeitos na vida, pois tais pessoas são o que o hipócrita gostaria de ser, mas sente pavor da própria realidade.

Portanto, para vencer a hipocrisia é preciso mergulhar fundo dentro do ser através da presença daquele que tudo de nós conhece: Jesus.

Pense nisso.

2 comentários:

  1. A paz,meu querido irmão,

    A palavra hipocrisia deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico).É o que muitas pessoas fazem,representam aquilo que não são,quando na verdade deveriam ser tudo aquilo que são em Cristo,após o novo nascimento!Mas quando perdem a graça de Deus,viram atores da melhor qualidade,enganando e sendo enganados(2Tim 2.13).

    Maranata!!

    ResponderExcluir
  2. ... e por tudo isso que hoje sinto dor.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Lembre-se, este é um espaço para opiniões relacionadas ao texto em si.Obrigado.