FACEBOOK

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

QUANDO OS AMIGOS SE CALAM



"Sentaram com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, pois viam que a dor era muito grande."  Jó 2.13

Algumas coisas na vida precisamos aprender a passar sozinhos.


Neste momento até os amigos se calam.

Jó sentiu isso.

Todavia, em meio à dor e ao sofrimento, temos a tendência de nos sentirmos abandonados, principalmente, por aqueles que de tão próximos a nós, chamamos de amigos.

Sim, nada substitui o poder de uma amizade genuína e verdadeira, daquelas que possibilita a realidade daquilo que somos como a gente simplesmente é – ou seja – aquela amizade que aceita a gente do jeito que somos.

Entretanto há alguns momentos que até os amigos se calam.

Podemos enfrentar na vida, processos pessoais, emocionais e, principalmente espirituais (aqueles que Deus esta “tratando” com a gente, pra melhorar a gente na gente mesmo) que até os amigos ficam em silêncio. Concebemos, então, em tais circunstâncias um sentimento de solidão e abandono, quando não muito, de frustração e tristeza, porque nos sentimos desprezados – mas que, na realidade – estamos apenas sendo trabalhados por Deus, para que em Deus sejamos o que Deus quer que a gente seja.

Os amigos se calam quando diante daquilo que vivemos nada há para ser dito – E algumas vezes, nada precisa ser dito, se a presença de alguém estiver com a gente – e mesmo não sendo assim, teremos sempre a presença Daquele que não nos chama mais de servos, mas de amigo – Jesus.

Os amigos se calam quando não entendem porque a gente passa pelo que passa, e não sabendo o que se passa com a gente – se perdem nas muitas indagações do que pode estar acontecendo– que, mesmo que falassem, ao invés de consolar a gente – machucaria muito mais. Pois um bom amigo – quando não entende o que se passa com a gente – ao invés de falar da gente – fica em silêncio, mesmo diante da gente.

Os amigos se calam para que a gente aprenda a viver da opinião de Deus, e não dos outros. Sim, algumas vezes – diante da dor e sofrimento – procuramos conselhos, quando na verdade a gente só precisa de conforto. Amigos podem dar conselhos, mas só Deus – no meio da dor – pode nos dar conforto.

Amigos se calam quando nossa dor é maior que a realidade da nossa amizade. Sim, pois pode vir acontecer coisas com a gente, que a gente mesmo não entende - quanto mais os amigos que estão à margem da gente. Sim há coisas que só Deus tem explicação e diante de fatos em nós sem razão de ser, os amigos só podem sentar a distância e observar.

Sim. Algumas vezes os amigos se calam.

Todavia há um que não está calado, continua nos falando no meio da dor e do sofrimento. Da angústia e frustração. Do medo e ansiedade. Ele fala. Sua voz é como a do trovão – e quando Ele fala... até o mar e o vento lhe obedecem.

Sim, quando os amigos se calam, Jesus continua nos consolando.

Pense nisso.

3 comentários:

  1. A paz,servo do Deus Altíssimo,
    O mais lindo desta história,é que as ideias entre amigos podem divergir,mas a amizade sincera permanecerá pois Deus a preserva através do perdão e esta linda historia mostra isso.
    Os amigos de Jó vieram de longe,sofreram com ele sete dias e sete noites sem dizer nada,coisa que os seus "amigos" que estavam mais perto não fizeram...nem mesmo sua mulher!O único erro dos amigos de Jó foi falar de coisas que não sabiam,mas mesmo assim Deus mandou Jó orar por eles,para os preservar e assim continuarem sendo amigos.
    Que Deus continue te abençoando,querido amigo.

    ResponderExcluir
  2. Pastor que lindo post, concordo completamente...

    ResponderExcluir
  3. A paz postor
    é que as ideias entre amigos podem divergir,mas a amizade sincera permanecerá pois Deus a preserva através do perdão e esta linda historia mostra isso.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Lembre-se, este é um espaço para opiniões relacionadas ao texto em si.Obrigado.