FACEBOOK

terça-feira, 26 de julho de 2011

O DEUS DOS FRACASSADOS


"...havendo trabalho toda a noite, nada apanhamos..." Lucas 5.5

O fracasso é uma realidade existencial, ou seja, todos que aqui estão nesta vida e neste mundo, experimentarão seu sabor.


O pior fracasso não é aquele que se manifesta como condição de incapacidade, mas sim o que vem a nós, apenas por tentarmos acertar na vida e na história.

Fracassamos quando a gente tenta ser feliz e nesta tentativa de felicidade experimentamos e ofertamos infelicidades aqueles que só felicidade de nós esperavam.

Fracassamos quando tentamos na fé a realização da vida, e faltando a fé, damos marcha a ré e voltamos onde nunca queríamos estar.

Fracassamos quando esgotamos nossa capacidade de fazer o que sabemos fazer, e depois de termos feito tudo que sabemos, não conseguimos nos mover da mesma condição que estávamos antes.

Fracassamos quando não entendemos o que devia ser feito, e fazemos as coisas que não entendemos.

Fracassamos quando a verdade não foi dita e mesmo sabendo que a verdade faltou, continuamos seguindo na mentira.

Fracassamos quando usamos as pessoas e amamos as coisas.

Fracassamos quando permitimos que a realidade fale mais alto que a fé, pois enquanto esta é empírica, a outra é concreta e nos esmaga.

Fracassamos quando fazemos o que queremos e colhemos o que nunca pensávamos que poderia ser.

Sim, algumas vezes as redes voltam vazias.

Todavia há um Deus que vem ao encontro do fracassado.

E este Deus, que sabe do nosso fracasso nos manda começar de novo.

Então vencemos o fracasso.

Vencemos o fracasso quando entendemos que nosso fracasso só é nosso e não daquele que nos chamou a vida e a realidade das coisas: Deus. Sim, pois Deus não nos chama a sensações, ele nos chama para vivermos a realidade, por isso, não devemos esperar o peixe no barco, mas lançar a rede outra vez.

Vencemos os fracassos, quando, mesmo fracassados nos movemos não baseados no que o fracasso nos proporcionou como experiência de vida, e sim, na nova possibilidade que a fé, na Palavra de Deus nos concede. Pois nada mais forte que a realidade para mudar nossa perspectiva, mas também nada é mais poderoso que um coração que crê.

Vencemos o fracasso quando percebemos que o que sempre lutamos para possuir não é de fato o que queríamos, e o que realmente nos faz felizes, é a nova proposta de vida, que se desvenda diante de nossos olhos, quando contemplamos a Jesus.

Sim, só quem entende o que Jesus é pode vencer o fracasso.

E esta vitória não é mérito humano, nem esforço, nem capacidade. Esta vitória é graça abundante. É encontro consigo em Cristo e de Cristo consigo, é transcendência. É experiência que vai além da religião.

Sim, temos um Deus em Cristo Jesus que vai ao encontro do fracassado.

Ele não expõe nosso fracasso.

Não lança em rosto nossas fraquezas.

Não nos insulta pelos nossos erros.

Antes nos possibilita, na sua imensa discrição, a oportunidade de fazermos tudo de novo, inclusive com a possibilidade de novo fracasso. Sim, Jesus é assim. Dá-nos nova oportunidade, mesmo sabendo que podemos fracassar, todavia, se antepõe ao fracasso e nos concede condições de vencermos os próprios limites de si mesmo.

Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Lembre-se, este é um espaço para opiniões relacionadas ao texto em si.Obrigado.