FACEBOOK

sábado, 9 de julho de 2011

DESCARREGO


"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." Mateus 11.28

Sim, este é o convite de Jesus.


Um descarrego.

O descarrego, no entendimento das religiões afro-brasileiras é tirar a coisa ruim que pode estar na gente. O descarrego no entendimento de Jesus, é tirar a gente da coisa ruim que está na gente.

E nisso há uma grande diferença.

Precisamos de um descarrego, pois tem carga que não é a gente que carrega, é ela que carrega a gente e, nos faz acreditar que é a carga da gente, e por tal motivo, tem gente deixando de ser – o tipo de gente que sabe que poder ser – por tal fardo carregar.

Precisamos de um descarrego, pois há cansaço que pega a gente, mas a gente ainda não esta cansado. Não estando cansado de viver, de ser feliz, de rever idéias, de rever a fé – mas por tal cansaço ter se apoderado da gente, a gente para no barranco da vida e não segue, e então colocamos culpa na existência.

Precisamos de um descarrego, pois as cargas que devemos carregar não podem ser mais pesadas que as possibilidades que temos de não carregá-las, ou seja, um descarrego nos possibilita entender o que realmente é importante carregar na vida, como esforço de amor e realização. Sim tem muita gente que carrega na vida, a carga da infelicidade, da incredulidade, do senso de inadequação, de impossibilidade – pois tais seres optaram por não ser aquilo que realmente poderiam ser. Sim, Jesus tira da gente a carga que da gente é, mas não realiza a gente.

O descarrego de Jesus não precisa de elementos fetichistas. Não precisa de vela, nem de pólvora, nem disso ou daquilo. Este descarrego depende de entrega e confiança, depende da transcendência, da fé, depende daquilo que não é daqui, mas está aqui. Esta em mim.

Depende da vontade de viver que em mim está.

O descarrego de Jesus não depende de igreja ou religião. Sim, pelo contrário, pois tais lugares algumas vezes são as “macumbas” da existência carregada de muita gente, pois ao contrário de Jesus, que se movem na liberdade, tais ambientes impregnados de religião, criam o medo, a manipulação e o juízo destrutivo.

O descarrego de Jesus não me convida e nem me obriga a ir a algum lugar “santo”, ao contrario, eu não preciso ir, preciso vir, “vinde a mim”. Sim, pois é vindo a Ele que as cargas vão ficando no caminho. Ir é uma imposição, vir é uma decisão – decisão que não demanda manipulação, mas e apenas, vontade

Sim. Eu preciso de um descarrego.

Pense nisso!

Um comentário:

  1. "Jesus tira da gente a carga que da gente é, mas não realiza a gente." - nós seres humanos somos tão egoistas e achamos sempre uma falha em tudo. Colocamos Deus na obrigação de fazer aquilo que convém a nós mesmos fazer, gerando assim problemas para nós mesmos..
    Temos muito que aprender. Precisamos muuuuuito de um descarrego.

    by: Paola Cunha

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Lembre-se, este é um espaço para opiniões relacionadas ao texto em si.Obrigado.