FACEBOOK

terça-feira, 19 de abril de 2011

NÃO PERCA O FOCO


“Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho...” Gálatas 1.6



Sim, o que Paulo está dizendo é que os Gálatas perderam o foco.

Foco é nitidez de vontade. Visão clara de um determinado processo.

Na vida podemos perder o foco. Desfocar. Desviar-nos dos objetivos iniciais. Dos objetivos da nossa própria vocação enquanto cristãos e pessoas.

Podemos começar bem e no caminho, nos perdermos no processo, e acabar mal.

Estar sem foco é estar sem uma visão clara da própria vida e seus processos. É caminhar apenas sob a influência da multidão. É caminhar indo, mas nunca chegando a algum lugar. É perder a originalidade de Cristo e viver no plágio do comum. É voltar o inicio sem saber como chegar de novo, onde se estava.

Paulo exorta os Gálatas sobre isso.

Perdemos o foco quando nos deixamos influênciar por aqueles que não têm objetivos na vida. Sim, pois quem não tem foco – não vê para onde quer ir, vai para onde a vida levar – e tais pessoas tem o poder de desfocar quem no foco está vivendo. Quem não tem foco vive como se a vida não tivesse propósito. Paulo fica maravilhado ao ver os Gálatas, com tanta rapidez mudando o foco de sua vocação. Sim, isto é atrativo, pois a vida daquele que não tem foco parece, a princípio, muito interessante e independente, pois tal ser não tem direções a seguir, e segue todas as que têm oportunidade. Em contrapartida – o focado – não experimenta de imediato toda a emoção de uma vida cheia das aventuras dos atalhos, pois permanece na estrada da vontade de Deus.

Quem não te foco, não tem estrada, tem apenas atalhos que não o levam a lugar nenhum.

Perdemos o foco quando a gente deixa as promessas de Deus e passa a viver pelas próprias emoções e sensações que o momento nos oferece. Sim, corremos o risco de nos deixar levar pelo momento, em detrimento daquilo que este implícito dentro de nós como promessa de Deus. Tem gente que desfocou por que preferiu apenas viver fortes emoções, em detrimento daquilo que tinha como promessa e propósito de Deus para sua vida. Paulo exorta os Gálatas dizendo que nem mesmo um anjo poderia fazer quem eles saíssem do plano original de Deus. Cuidado com suas emoções.

Quem troca o foco pelas emoções – ainda que intensas e transcendentes – termina na vida com frustração patológica, ou seja, um ser amargo e místico.

Perdemos o foco quando fazemos da nossa vida um palco para agradar os homens. Gostamos de aprovação. De aplausos e elogios. Queremos ser bem quistos. Todavia nesta ânsia de sermos aprovados pelos homens, perdemos o foco daquilo que Deus tem pra gente – então a gente acaba virando o foco dos outros – pois eles vêm na gente à forma de serem agraciados com aquilo que fazemos para agradá-los. Tem gente assim na vida, que transformou a vida num veículo de diversão para o outro. Perdeu-se de si para agradar o outro. Claro devemos sempre olhar para o outro e estar com o outro – mas nunca podemos perder o foco daquilo que somos e de quem somos em Deus. Tem tanta gente destruída em casamentos de aparência; Tem tanta gente desiludida com a igreja; tem tanta gente desmotivada com o trabalho; tem tanta gente que, para agradar outra gente – se perdeu numa miopia aguda da própria existência.

Ajuste o foco hoje.

Nossa lente é Jesus Cristo. Nele e só Nele a gente pode ser a gente e enxergar com nitidez o que a gente é.

Em Jesus o nosso foco está ajustado não para o outro, mas para Ele em nós – pois é através de Jesus Cristo em nós, que podemos chegar onde a visão nos mostra.

Somente em Jesus é que meu foco continua nítido e então eu posso ver o outro e fazer o outro feliz, sem que para isso eu pague o preço da insatisfação (sim, tem gente tão desfocada na vida, que faz os outros felizes em cima da própria infelicidade)

Somente em Jesus minha visão ganha à nitidez da própria vontade Divina.

Aproveite esta leitura e ajuste seu foco.

Afinal, qual é o seu foco?

Pense nisso.

2 comentários:

  1. Muito bom!!!!!!!!!!!!Gostei!vou refletir nessa leitura!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto! Espero conseguir trazer essa mensagem para a minha vida...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Lembre-se, este é um espaço para opiniões relacionadas ao texto em si.Obrigado.