FACEBOOK

terça-feira, 19 de abril de 2011

CORAGEM PARA RECOMEÇAR


"Levantar-me-ei ,e irei ter com meu pai..." Lucas 15.18



Sim, o que o filho pródigo quer é recomeçar.

Este rapaz quis viver a vida. Pegou o que achava ter direito e partiu.

Partiu para curtir. E se partiu ao meio.

Algumas vezes a única maneira de continuar a vida e continuar na vida, é recomeçando.

Nem sempre os anseios que temos de curtir a vida, produzem em nós a mesma sensação que sentimos, no momento quando tivemos a vontade. Sim, sempre após o êxtase da diversão, caímos no calabouço do vazio – produzido pela frustração, de que, aquilo que esperávamos tanto, não correspondeu às expectativas.

Sim, o filho pródigo esperava algo fantasioso e terminou num chiqueiro com inveja dos porcos.

Sim a sensação de frustração – após um processo de grande expectativa nos leva a uma condição de profunda decepção com a própria realidade. É, a frustração com uma falsa felicidade, produz seres adoecidos com a realidade, e então, até mesmo a realidade do jantar de um porco, torna-se melhor que a própria realidade vivida. Por isso tem gente que inveja a felicidade alheia, e em alguns casos, tenta tomar pela força – inclusive da língua – o que pertence a outrem.

Todos, como o filho pródigo, buscamos uma felicidade que seja independente da responsabilidade com os atos praticados, pois foi tal fato que tornou aquele rapaz num ser dissociado de si e da realidade da casa de seu pai. Ele queria ser feliz, mas não queria a figura responsável do pai, por perto. Alguns são assim, querem toda felicidade sem a responsabilidade, e assim sendo, tornam-se seres oportunistas – vampiros dos anseios humanos – passando pela vida dos outros apenas apropriando-se do que eles (os outros) têm de melhor.

Quem buscar ser feliz na própria felicidade acaba assim: De cara pra mesa do porco que é mais feliz que ele.

Tem gente na vida que por querer ser feliz pela felicidade em si, descobre que o “porco” da realidade é mais feliz que sua realidade, ou seja, ninguém que busca felicidade na felicidade encontra a felicidade.

Acaba frustrado. Quebrado. Caído.

Sempre na vida é preciso recomeçar. Mesmo quando os erros são das piores categorias. O pródigo renunciou a própria família, para tentar encontrar-se num ambiente hostil à sua própria história. E algumas vezes agimos mesmo assim: Largamos tudo que é importante e corremos apenas atrás de sermos felizes, esquecendo-se que apenas no contexto daquilo que somos, podemos tal coisa.

Pode ser que esteja assim. Longe de tudo que você é, mesmo que esteja buscando tudo que você quer. O pródigo buscava isso, queria o mundo – mas perdeu-se de si. Por isso voltou pra casa.

Sim... sempre é possível voltar pra casa. Basta apenas querer recomeçar.

Voltar pra casa não é uma localização geográfica – não – pode ser simplesmente uma condição emocional. Não é preciso levantar-se no sentido da postura – mas levantar a cabeça e querer recomeçar.

Algumas vezes não encontramos o que queremos na primeira tentativa. Pelo contrário – existem tentativas de sermos felizes, que simplesmente nos mostram o quanto felizes já somos. Sim, foi à infelicidade da busca de ser feliz, que mostrou ao pródigo o quanto feliz ele já era. Era feliz na casa do pai.

Seja talvez o caso de você também voltar pra casa. Voltar pra Igreja, Voltar para a família. Voltar para os pais. Voltar para o marido. Voltar para a esposa. Voltar para os filhos – simplesmente voltar: Recomeçar.

Simples assim: Basta querer recomeçar. Ter coragem.

O pródigo encontrou o pai, antes mesmo de chegar em casa. Sim, pra quem recomeça o caminho pode parecer longo demais – mas o Pai (Deus) sempre se antecipa a nós e vem ao nosso encontro.

Recomeçar sempre é difícil – mas o pai sempre estará nos esperando de volta.

Pense nisso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Lembre-se, este é um espaço para opiniões relacionadas ao texto em si.Obrigado.