FACEBOOK

quinta-feira, 21 de abril de 2011

METAMORFOSE


"Pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Tampouco podeis vós fazer o bem, acostumados que estais a fazer o mal." Jeremias 13.23

Todos temos uma natureza irremediavelmente má.


Esta natureza, além de ser uma herança da genética do pecado, desde Adão, também é um subproduto dos condicionamentos existências que vivemos.

Vivemos num mundo e num ambiente de mundo que alimenta tal natureza, como realidade de comportamento, em nós.

Somos impelidos pela força do pecado e do ambiente onde tal pecado se manifesta a nós e em nós, e nos tornamos no que tornamos.

Sim. Jeremias diz que é quase impossível mudar tal natureza condicionada pela prática de tal maldade em nós. Para ele seria mais fácil mudar a cor da pele de um homem negro, ou apagar as machas da pele de um leopardo. Ou seja: Impossível.

O condicionamento é a escravidão da vontade. Uma vez alimentada, cotidianamente, a vontade injeta na nossa natureza as conjunções que nos tornam seres, amplamente, abertos as práticas daquilo , que nem sempre, gostaríamos de fazer ou realizar.

Essa ação dá-se não somente pela carga maligna do pecado, mas também pelas concessões que fazemos a nossa própria natureza, ou seja, mesmo tendo a inclinação para o mal, só cometeremos tais males, se de fato deixarmos o mal atuar em nós e através de nós.

Sendo então impossível mudar a própria natureza daquilo que somos, poderíamos mergulhar num vertiginoso círculo das inconseqüências e irresponsabilidades diante das ações e decisões que tomamos no curso da nossa vida – em todas as suas manifestações. Assim, poderíamos colocar a culpa na própria culpa, pois somos o produto direto de uma condição imutável – nossa natureza má.

Todavia o que o profeta afirma é que esta mudança torna-se impossível, se eu me dedicar à prática daquilo que minha natureza demanda. Pois, o fato de eu possuir esta inclinação para o mal, não faz de mim um mal em si e nem me faz mau. Pois a prática gera o condicionamento e o condicionamento a imutabilidade do ser.

Para mudar esta condição eu preciso impedir que minha natureza determine meu comportamento, assim sendo, preciso não viver pelos impulsos da vontade e dos desejos, mas no controle das pulsões, que se dá através da presença do Espírito Santo, que segundo a Palavra, nos convence da nossa própria condição.

Sim, nem sempre é de uma mudança que a gente precisa – pois isso é impossível – mas de uma metamorfose vinda da comunhão com Deus.

Sim, todos temos um etíope e um leopardo dentro de nós.
Pense nisso

2 comentários:

  1. o apostolo Paulo expressa bem isto na carta aos romanos no capitulo sete e versos do 14 ao 25.Ele mostra a luta que nós temos conosco mesmo em nosso viver.Mas no final do capitulo ele da um brado de vitoria dizendo que Cristo nos deu intendimento para fazer as coisas corretas e termos forças para vencer a nossa natureza pecaminosa.GLORIA A DEUS!!!

    ResponderExcluir
  2. Não me surpreendo ao ler o seu post. Vc é uma cabeça pensante, levantado não pra contradizer certas normas mas tirá-las do arcaico e nos dar opção de luta e ação! Tenho orgulho de ser seu aluno e aprender com vc tem sido maravihoso.
    Contineu essa pessoa simples e de facil acesso com tem sido. A humildade é chave secreta q nos abre portas intransponíveis oas que dizem : " Eu sou " ..quando nada são!!

    Wlademir Thomaz.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Lembre-se, este é um espaço para opiniões relacionadas ao texto em si.Obrigado.