FACEBOOK

segunda-feira, 25 de abril de 2011

DA ILUSÃO E OUTRAS COISAS QUE CRIAMOS - Parte 1


“Iludiste-me, ó Senhor, e iludido fiquei..." Jeremias 20.7

Ilusão é a crença naquilo que não é real e nem verdadeiro.


A ilusão é a incapacidade de ver a verdade por detrás dos fatos que se manifestam. E assim sendo, fazer-nos criar um universo paralelo a própria realidade, como se aquilo que foi criado, pudesse, de fato, vir a acontecer.

A ilusão envolve a gente e mexe com a gente na forma de paixões e vontades. Por causa de uma ilusão criamos todo um ambiente de comportamentos e ações, que no fim, ruem e transformam-se em pedaços – em pedaços de nós mesmo.

Ficamos iludidos com promessas, que muitas vezes, no intimo da gente, sabemos que nunca serão cumpridas. E nos movemos nesta certeza incerta, crendo que, a promessa ainda que falsa, pode vir a tornar-se verdade em nossa vida, e no fim, resta-nos apenas a mentira.

Ficamos iludidos com paixões que do mesmo jeito que vêem, vão e indo leva muito do que a gente tem e do que gente é. A ilusão da paixão subtrai da gente, o que de melhor a gente poderia dar a um amor de verdade. Todavia tal circunstância é desoladora, por que o gosto da paixão – ainda que ilusória – tem poder camuflador de nossos anseios e vontades. Vivemos uma paixão porque projetamos no objeto dela, toda ansiedade que há dentro do ser – e no final, tornamo-nos mais ansiosos que antes – pois quando a ilusão se manifesta, sentimo-nos enganados pela vida ou pelo objeto da paixão.

Ficamos iludidos com as ações dos outros que a principio, parecem que vão nos ajudar, e no final do processo, nos prejudicam. Sim confiamos na ilusão do apoio, pois, para muitos, o apoio do outro é a muleta que pensam poder movê-los em direção daquilo que querem ser. Todavia tal ilusão torna-se cruel, no momento que, descobrimos que não fomos ajudados, mas apenas usados nos projetos das mesquinharias humanas.

Ficamos iludidos com a própria ilusão, pois ela cria em nós a expectativa daquilo que pode ser concebido. Sim tem gente que se ilude no simples fato de criar uma ilusão. Tal pessoa concede de si próprio aquilo que não é, e passa a viver como se assim fosse. Perdem-se de si mesmos, mas ao meso tempo estão tão agarrados a si, que acreditam de fato que aquilo que pensam ser, é de fato o que se é. Sim. Tem gente que acredita na própria mentira que conta sobre si.

A gente só se livra da ilusão, quando praticamos o sonho da verdade.

Pense nisso!

Um comentário:

  1. A ilusão é uma confusão psicológica que provoca uma distorção da percepção.Quando eu perco o senso do real,eu provoco uma confusão em minha mente,que,se não cuidar,corro o risco de alinar-me da verdade.No mundo sem Deus as pessoas vivem esta ilusão,onde a busca desenfreada pelo ser(fama,posição,etc)e ter(muito dinheiro,bens,etc) torna-se prioridade em suas vidas,onde o iludido não se importa em fazer mal a si proprio e aos outros.Foi por isso que Jesue veio,para fazer-se conhecido e trazer libertação atraves da verdade!(Jo 8.32).

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Lembre-se, este é um espaço para opiniões relacionadas ao texto em si.Obrigado.