FACEBOOK

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

JESUS E A RESSIGNIFICAÇÃO DAS COISAS.


 



" E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhando toda noite, nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei a rede". Lucas 5:4-5



 
Os peixes sempre estiveram lá.

Nunca faltou peixe no mar da galiléia.

Todavia, aquela não foi à noite dos pescadores. Foi à noite da possibilidade de ver que as coisas são o que são as coisas. Sim, pois às vezes, nós não conseguimos entender, de fato e de verdade, que as coisas permanecem da mesma maneira. Não se alteram. A gente que precisa ser reinventar.

Ressignificar.

Jesus aparece na praia dos pescadores frustrados, porque as coisas são como são, e naquela noite as coisas em relação aos peixes, foram às coisas que não aconteceram como se esperava.

A gente espera que as coisas mudem. Que as pessoas mudem (em especial, que elas se moldem à gente), que as situações mudem... Mas às vezes as coisas, simplesmente permanecem sem sentido.

Jesus tem esta capacidade: Reinventar coisas e dar novos significados para aquilo que a gente não entende mais.

Voltar ao mar para pescar era fazer a mesma coisa de novo. Esta foi à resposta de Pedro: Já fizemos isso. Trabalharam a noite toda. Não deu certo. Não adiantou.

Sim... as veze não adianta. Às vezes é hora de lavar as redes. Mas Jesus estava na praia do fracasso e da frustração.

Sim Jesus sempre esta onde há fracasso e frustração para ressignificar aquilo que pra nós já não faz mais sentindo.

Os peixes vieram. Vieram em abundância. Nem parecia o mesmo mar. Nem o mesmo dia.

Às vezes não são as coisas que devem mudar, são os movimentos da gente na vida – movimentos estes que devem ser orientados por Jesus.

Portanto mesmo que as mesmas coisas se repitam, a gente pode, em Jesus dar um novo significado para a mesma coisa que não muda com a ação da gente – mas muda sempre pela palavra de Jesus em nós.

Um comentário:

  1. Amém, que palavra linda e principalmente certeira, foi direto ao ponto X. Quase sempre enlouquecemos tentando mudar situações e esquecemos de uma coisa tão simples e que faz toda a diferença: Apresentar a Deus.
    Essa palavra me ajudou a lembrar que posso trocar meu fardo pesado pelo de Jesus que é leve e eu posso carregar, não preciso ter a resposta e nem a solução para tudo, mas posso confiar na solução divina que é eficaz e vem no tempo certo! Posso lançar sobre Ele toda a minha dor, afinal Ele já a levou no sacrifício da Cruz!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Lembre-se, este é um espaço para opiniões relacionadas ao texto em si.Obrigado.