FACEBOOK

quarta-feira, 20 de julho de 2011

A RIQUEZA DAQUELES QUE NADA TÊM.


"...nada tendo, mas possuindo tudo." 2 Coríntios 6.10

Ter e possuir ainda que pareçam ser a mesma coisa, ou seja, trazer a idéia de posse são coisas completamente diferentes.

No singelo entendimento, TER está relacionado com aquilo que se tem, com aquilo que está ai, palpável e diante das mãos. É aquilo que é manipulado, manuseado, usado e experimentando como realidade. POSSUIR não tem relação com ter. Enquanto aquele é o que se usa, este é o que se vive.

Sim podemos ter coisas e não possuí-las.

Mas será impossível possuir uma coisa e não vive-la.

Enquanto um TER diz respeito a relacionar-se com a coisa em si, POSSUIR diz respeito a sentir a coisa em si, dentro de si, mesmo que a não possuamos.

Felizes são os que possuem as coisas e não os que as tem, pois os segundos sempre ficarão no débito da incerteza, pois há muita gente que tem as coisas, mas não as tem de verdade, não as possuem em si. Sim há muitos casamentos, relacionamentos, sentimentos, afeições, afetos e desafetos, gente e mais gente assim. Tem-se alguém ou alguma coisa ao lado, mas aquilo que se tem só se tem na posse do ter, e não no intimo do possuir.

Todavia há aqueles que não têm nada, mas consegue com esta capacidade de possuir coisas, ter na ausência de tais coisas, a completude da coisa não tida, e assim conseguem viver felizes no desdobramento de sua existência.

Há pessoas que não são ricas, não são famosas, não tem ninguém do lado como parceria de reciprocidade amorosa, são anônimos num mundo seduzido pelo estrelato, e mesmo assim possuem em si mais do que aqueles que neste contexto descrito estão, pois a verdadeira posse não é a que controla circunscrita, mas aquela que se deixar possuir, sem as rebeliões da alma.

Assim é com a vida. Ela está aqui, mas não é nossa apenas a possuímos enquanto vivemos.

Assim é com os sonhos. Sonhos são possuídos, por que são apenas nossos e nos diz respeito a nós. Está é a única coisa na vida que a nós pertence de verdade.

Assim deveria ser com a gente. A gente se tem, mas muitas vezes não se possui, pois deixamos ser usados por outras pessoas.

Assim deveria ser a gente com as pessoas.

Assim deveria ser das pessoas com a gente.

Assim deveriam ser as relações da gente.

Assim deveria ser com as emoções da gente.

Assim deveria ser com os sentimentos da gente.

Não deveríamos querer ter ninguém – mas possuir.

Por isso, Paulo o apóstolo diz que existe gente na vida que não tem nada, mas possui tudo, pois para ser completo e realizado, não basta ter o que quer, é preciso possuir aquilo que têm, mas nem sempre é assim.

E você? Possui tudo que diz ter?

Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Lembre-se, este é um espaço para opiniões relacionadas ao texto em si.Obrigado.