FACEBOOK

terça-feira, 17 de maio de 2011

DO ESPÍRITO DO MEDO


"Porque Deus não nos tem dado espírito de temor..." II Timóteo 1.7


Sim o medo tem um espírito, ou seja, uma influência ativa sobre nosso comportamento.


O medo como espírito gera em nós o medo do próprio medo, assim sendo desconstrói em nosso interior a moderação que nos faz viver, neste mundo, com todas suas ameaças, inclusive aquelas dentro de nós.

Sim, o espírito do medo trabalha com o fantasma daquilo que pode acontecer, pois todo medo é uma incerteza do que ainda não se manifestou como é.

Quem, pois está sob tal influência, vive o exagero da ansiedade, ou seja, não consegue dominar as próprias emoções diante daquilo que não se manifestou ainda. Sim, tal ser sente medo antes do medo, então sente pavor. O pavor é o medo do medo.

Paulo, o apóstolo, diz que quem está em Cristo não tem tal espírito, até porque o espírito que nele habita, é da qualidade do espírito que se modera diante das mais diversas emoções, sendo assim, não se avulta em sensações que podem produzir medo.

Todavia o medo é uma das realidades existências mais vivas e constantes.

Estamos, pois, todos, sujeitos a este sentimento.

Porém, para vencermos tal sentimento, Paulo diz que temos duas armas eficazes: O amor e a moderação.

O amor opera contra o medo a partir da perspectiva Divina. Sim, o amor que nos livra do medo é o amor que nos protege a partir da nossa geografia em Cristo. Assim sendo, quando em Cristo estamos, estamos livres da ameaça do medo, pois a essência de tal sentimento – o medo – é a incerteza da proteção, algo que o amor, não nos permite sentir. Portanto, se em Cristo estamos, nada que nos ameaça na vida, pode nos suscitar medo, sendo que o amor de Cristo – uma vez em nós – nos protege de toda ameaça fora de nós.

A moderação é a capacidade de ver as coisas como elas são. Sendo, portanto moderados, não nos deixamos ir além daquilo que realmente é, e sendo assim, não nos entregamos às medidas do temor que tentar nivelar nossa alma, ou seja, nem tudo que parece ameaça, na verdade ameaça-nos de fato – portanto – não tem poder de nos amedrontar.

Sim, é possível sentir medo, mas nunca deixar-se, continuamente, ser controlado por ele.

Sempre poderemos vencer o medo pela fé.

Creia nisso.

Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Lembre-se, este é um espaço para opiniões relacionadas ao texto em si.Obrigado.