FACEBOOK

domingo, 15 de maio de 2011

A INVEJA MATA


"...Estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou." Genêsis 4.8

Dizem que a inveja matou Abel.

Sim de fato ele foi assassinado, mas quem realmente morreu foi Caim.

Pois a inveja mata é o invejoso.

Sim a inveja desconstrói o ser e faz com que o invejoso perca todo o senso daquilo que é no desejo de ser e o ter o que o objeto de sua inveja tem e é.

A inveja deflagra não apenas a violência contra o outro. A inveja também deflagra o instinto desta primitiva animalidade dentro do coração do invejoso, e o transforma naquilo que ele realmente é: Alguém desprovido de capacidade de ser apenas sendo o que é.

O invejoso anseia não apenas ter o que o outro tem, mas ser o outro sem deixar de ser o que se é, e tal comportamento embota sua essência – assim sendo, o invejoso não é ninguém, pois não pode ser de forma alguma o que o outro é, e sendo isso, também não será o que ele mesmo é.

Sim o invejoso nunca será ninguém – inclusive ele mesmo.

A inveja projeta no outro a fraqueza do invejoso, pois a própria inveja já é em si mesma toda projeção de total incapacidade de se viver aquilo que se é e tem, e então passa a boicotar-se a si mesmo – mas não satisfeita com tal conjunção, alia-se ao mal, para que no mal cometido tenha o contentando não mais de ser como o outro, mas de destruir o outro com o que ele é e com o que ele tem.

Sim o invejoso sente prazer de acabar com o outro, apenas pelo simples fato de que a existência do outro – promulga no coração do invejoso aquilo que ele não é. Sua incapacidade de ser.

Sim, neste caso, quem morre de fato não é quem é vitimado pela inveja do outro – e sim o aquele que abriga a inveja dentro do coração - pois a maior vítima da inveja é o próprio invejoso.

Nisso todos corremos perigo, pois construímos sempre nossa existência, tendo como modelo de realização a realidade alheia.

Sim a inveja mata. Mas mato o invejoso.

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Lembre-se, este é um espaço para opiniões relacionadas ao texto em si.Obrigado.