FACEBOOK

quarta-feira, 25 de maio de 2011

APRENDENDO A RECLAMAR DA GENTE


“Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados.” Lamentações 3.39


Tem gente que reclama de tudo.

Tudo e todos são alvos de seus desgostos e reclamações.

Reclamam do tempo e do momento. Das coisas e das pessoas. Do governo. Da igreja. Reclamam, simplesmente por reclamar.

Todavia a bíblia nos ensina a reclamar da gente.

Sim. A gente precisa aprender a reclamar da gente. Pois a única fonte de toda essência de tal reclamação está implícita dentro de nós , ou seja, a nossa própria maldade. Nosso próprio pecado.

Quando a gente aprende a reclamar da gente, aprendemos mais sobre nós mesmos. Pois para fazer tal afirmação de si, é preciso desconstruir toda uma idéia de perfeição a respeito de si próprio, pois para reclamar de outra coisa, supõe-se perfeito diante dela. Então, quando aprendemos a reclamar da gente, a gente percebe a gente, da maneira como a gente é: imperfeito.

Quando a gente aprende a reclamar da gente, aprendemos que não são as coisas que não são boas, mas sim nossa maneira de olhá-las – pois nosso olhar, sempre virá carregado de uma coisa que nunca esta bem: a gente mesmo.

Quando a gente aprende a reclamar da gente – as pessoas perto da gente – aproximarão mais de nóse, pois perceberão que não estamos num patamar mais elevado, e que eles são gente como a gente, ou melhor, a gente torna-se gente como eles.

Quando a gente aprende a reclamar da gente, aprendemos a celebrar a humildade, que muitas vezes a gente reclama que falta outros, pois tal reconhecimento requer da nós, muita humildade, e nem sempre tal sentimento cabe dentro da gente. Sim, quando aprendemos a reclamar da gente, aprenderemos com a gente mesmo, que é possível sermos mais humildes.

Quando a gente aprende a reclamar da gente, aprendemos que o tempo é que nos constrói e que a pressa desconstrói o que o tempo leva tempo para construir, e assim, aprenderemos que a paciência – a vilã das minhas vontades não atendidas (coisa que me faz reclamar da vida) é a virtude de toda celebração que pode transformar minha existência, assim, deixo de me preocupar com o tempo, e passarei a me preocupar com a qualidade do tempo que tenho.

Todavia esta reclamação da gente não é auto depreciação nem nenhum surto de inferioridade, mas sim, o reconhecimento de que todo o mal que reclamo, ronda mesmo é a realidade da minha própria existência.

Portanto, se você é daqueles sempre reclama de tudo, inclua você na próxima lista de reclamações.

Pense nisso

Um comentário:

  1. Reclamemos de quem é na maioria das vezes responsável por nossos problemas: nós mesmos! Abração!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Lembre-se, este é um espaço para opiniões relacionadas ao texto em si.Obrigado.