FACEBOOK

quarta-feira, 13 de abril de 2011

MUNDO DE FANTASIA


Fantasia é a realidade vestida daquilo que é irreal.

A fantasia opera com os nuances do imaginário, ou seja, com aquilo que pode vir a ser, e, portanto, exclui a realidade da sua esfera de ação.

Por isso toda fantasia é perigosa, pois exclui a gente da realidade da gente.

Toda vez que a fantasia invade o interior da gente, ela cria sofismas – quando não muito – fantasmas que assombram a gente mesmo, pois passamos a viver em função da fantasia que temos. E ao fantasma da fantasia chamamos de paranóia.

Também, a própria fantasia se fantasia – sim, ela nunca vem a nós com a cara que tem – mas com a cara que queremos vê-la, ou seja, fantasiada pela própria fantasia que criamos.

Tem muita gente que se perde da gente e de si, por que se pega a fantasia como fato a ser vivido e esquece que a vida só pode ser vivida na realidade. Cria para si um mundo de fantasia, para fugir daquilo que se é, se vive ou sente a seu próprio respeito, ou a respeito do mundo que o cerca.

E para manter viva a fantasia, vamos pelo caminho matando e eliminando não apenas a realidade, mas também aqueles que nos fazem ver a realidade. Assim, todo aquele que me traz de volta a realidade é o inimigo da minha fantasia, e, portanto inimigo de mim, mesmo sendo amigo do que sou.

Quem fantasia assim nunca estará acompanhado, pois para se ter a companhia do outro é necessário que o outro também fantasie a fantasia dele, e tal ação é irreal pelas próprias demandas que pedem.

Se você está no mundo da fantasia lembre-se que apenas uma coisa lhe tira de lá: A realidade.

A realidade é nua e crua e por isso terapêutica. Quem enfrenta e vive a realidade, ainda que excruciante, tem a possibilidade de acordar da fantasia e continuar a viver. Pois para alguns, somente a dor da vida o mantém acordado para a realidade da vida.

A realidade trabalha com o aqui e agora, pois seu combustível é aquilo que é, e não o que poderia ser. Portanto, cada vez que me deixo levar pelo real, eu me movo de verdade em direção aquilo que sou e daquilo que devo ser. Movo-me em direção ao real.

A realidade penetra a verdade – por isso chama-se real. Assim sendo subtrai-se de dentro de nós toda a mentira criada pela fantasia. Portanto, mesmo que a ausência da fantasia possa empobrecer a existência de alguém, ainda assim, é preferível uma existência pobre e real, a uma ilusão fantasiosa.

Sim, quem caminha pela vida da fantasia corre um risco enorme de morrer na colisão com a realidade, pois uma anda na contramão da outra.

Se este for teu caso.

Acorde.

Pense nisso.

4 comentários:

  1. a paz do Senhor,meu querido irmão em Cristo
    realmente quem vive num mundo de fantasia,está pisando num terreno mto perigoso,e que pode afundar a qualquer momento,e se isto acontecer, vão embora os seus sonhos,sentimentos,paz,etc,e agora terão que viver uma realidade que não aprenderam,e,por,isto,até sofrem,porque agora queiram ou não queiram,se quiserem ser abençoados por Deus,terão que viver a realidade da Palavra de Deus!
    que o Senhor Jesus continue abençoando,pr Mrcelo,a tua vida,a tua familia e o teu ministério(3jo 2).

    ResponderExcluir
  2. voces falam de Deus nunca me ajudou por culpa dele eu crie a minha fantasia por que eu sou um fracassado na vida na miha fantasia eu o melhor

    ResponderExcluir
  3. usa muita '' a gente, '' da gente''

    ResponderExcluir
  4. É tão estranho as fantasias por não ter os garotos que sempre quiz criei fantasias onde podia ter o poder de te los.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Lembre-se, este é um espaço para opiniões relacionadas ao texto em si.Obrigado.