FACEBOOK

quinta-feira, 14 de abril de 2011

EU ME AMO


"...amarás a teu próximo como a ti mesmo." Marcos 12.31

O maior desafio que a gente tem na vida é amar o outro. O semelhante.


Tanto é difícil, que um dos principais mandamentos Divino, é amar o outro. O próximo.

O amor é um tema complexo. É complexo por que o amor é simples, mas amar é difícil. É difícil, pois denota a entrega ao objeto amado. Amar não é entregar amor, é entregar a si mesmo.

Todavia o que torna tal fato difícil é a referência do ser que ama, ou seja, meu modelo de amar ao outro, é o amor que concedo a mim.

Sim, Jesus diz que só posso amar o outro se eu amar a mim mesmo.

E nisso encontramos dificuldades. Pois quando não compreendemos a gente como a gente é, encontramos na gente aquilo que não é a gente, e assim sendo, acabamos vendo no outro muito da gente. Daquilo que somos e não gostamos em nós.

Sim, a gente sempre percebe no outro o que a gente tem de pior. Jesus quando diz que devemos amar o outro como a nós mesmo, ele nos dá a lição de que, se a gente erra e tem defeitos, ou outro também defeito tem – o que Ele ensina é que, a única condição de amar é a aceitação daquilo que a gente é e do que o outro também é.

Algumas vezes criamos condições de amor para amar. Condição de amor é aquilo que estabelecemos como normas de comportamento ao outro, ou seja, se o outro se comportar de forma merecedora, eu amarei. Sim, fazemos isso por que em nós está sempre implícita, a correção que tal norma estabelece no outro.

Por isso vivemos sempre querendo mudar as pessoas. Queremos mudar nelas o que há de pior em nós. Claro, isso não é explicito. Se perguntar a você se você faz isso, você dirá que não – mas – quando olha pra você vê em você o que tenta mudar no outro.

Bom para escapar de tal armadilha – o caminho – é o que Jesus diz: Amar a si mesmo. Não isso não é hedonismo, nem culto ao corpo, nem vaidade exacerbada. O que Jesus propõe é aceitação. E a gente só ama quando aceita a gente, e só ama o outro quando percebemos em nós, que em nós, também há contrastes do outro.

Para amar é preciso aceitar a si acima do outro, para que o outro tenha de ti o que o fará completo.

A gente priva da gente o que temos de melhor e com isso privamos o outro da gente e nos privamos do outro. E então se dá o desencontro. Os rompimentos. Os abandonos. As separações. As desilusões do amor e de todas as formas de amar.

Por isso tem gente promiscua na vida. Buscando sempre em mais um, e em mais outro, aquilo que ele não acha nele, e assim não vai achar em ninguém e não achará ninguém pra amar de verdade.

A pergunta é: o amor existe? A resposta é: Sim, ele existe, mas só o podemos encontrá-lo não no outro, mas somente em nós. Pois é, quem poderia imaginar que para ser feliz no amor e em amar as pessoas, você precisa primeiro se enamorar de si.

Pense nisso

Um comentário:

  1. A arte de amar não é fácil, mas mesmo assim, Jesus nos pede isso. Pede porque sabe que isso é possível! O amor é a maior e mais concreta experiência que os seres humanos podem ter na vida. Quem, na humanidade não fez ao menos uma experiência de amor?
    O amor verdadeiro não consiste somente em palavras e sentimentos, exige que se “viva o outro”, nos seus sofrimentos, nas suas alegrias. “Com os fracos me fiz fraco, para ganhar os fracos. Para todos eu me fiz tudo, para certamente salvar alguns”. (1Cor 9,22)
    Amar a si mesmo é complicado mas não impossível!
    Amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus... o amor é Deus...Deus é amor. Sejamos o amor no mundo, sejamos a presença de Deus, amando de verdade. Que Deus nos dê a graça, o dom da Arte de Amar.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Lembre-se, este é um espaço para opiniões relacionadas ao texto em si.Obrigado.