FACEBOOK

terça-feira, 12 de abril de 2011

PERFORMANCE



"...Pois este povo se aproxima de mim e, com sua boca e com os lábios, me honra, mas seu coração se afasta para longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens..." Isaias 29.13


Performance é uma combinação de ações e imagens.

A tradução disso chamamos de desempenho.

Sim, quando o que percebemos e o que vemos nos impressionam ou causa-nos espanto, dizemos que houve uma excelente performance. Tanto que nos impressionamos muito com a dança, com o teatro, com os artistas e desportistas.

Todavia, tal coisa, nunca esta embutida de essência, ainda que sua função primaz seja dar significado ao ato em si, ou seja, por mais que ela nos impressione, a performance só diz respeito a ela mesma, e não pode nada além da própria ação que a constitui. Então, a performance só celebra a própria performance. Ela é um fim em si mesmo.

Algumas vezes tornamo-nos seres performáticos na jornada com Deus.

Deus sabe muito bem disso.

Quando damos mais importância àquilo que se vê na gente em detrimento do que a gente é, a gente passa pela vida apenas tentando melhorar nossa performance diante de Deus e dos outros, e mais diante dos outros do que de Deus.

O perigo é a perda da identidade. A perda da verdade daquilo que somos.

Sim. Deus sabe quem você é e o que você é.

Deus não aceita de mim, nada que não venha de mim. Não o que eu faço através de mim, mas aquilo que eu realmente sou.

Temos muito medo, de na vida, perdermos o fio da meada da vida, e passarmos pela vida sem celebrar a vida, por isso, criamos ações e imagens de nós mesmos que apenas adéquam-nos para o exterior, ainda que no interior do nosso ser, estejamos perdidos na vida.

Sim. Deus nunca celebrou a performance de ninguém.

A queixa de Deus contra Israel era que o culto havia tornando-se apenas uma criação exterior e não uma manifestação do interior. Sim, ficamos performáticos quando temos medo de demonstrar o que, de fato, acontece no nosso interior. Temos medo do próprio coração. Temos medo do que a gente é por isso escondemo-nos atrás daquilo que sabemos fazer bem.

Tem tanta gente talentosa na vida, nas artes, nos esportes que fazem o que fazem tão bem. Possuem alta performance, mas terminaram a vida dando um tiro na cabeça, ou saltado de um prédio ou com um coquetel de remédios, pois não suportaram o que eram (tornaram) na vida.

Deus quer a nossa originalidade. Não nosso talento.

E talento, algumas vezes na vida, só é a capacidade de sermos o que não somos, através daquilo que fazemos.

A cura para isso é a capacidade de se entregar a Deus na condição de Deus, ou seja, na verdade que liberta o ser. Sim, para ser livre, não basta fazer o que se quer, tem que ser o que se é. E é isso que nos aprisiona. Pois se sendo o que é, perdemos os aplausos, os elogios, as bajulações – pois nem todos gostam do original – preferem sua versão mentirosa.Performática.

Deus sabe muito bem a diferença do que está nos lábios da gente e aquilo que se passa no coração da gente.

Deus sabe a diferença entre a minha performance e eu.

Pense nisso!

Um comentário:

  1. Difícil, comentar este post.
    Marcelo, tenho a ligeira impressão que você escreve pra mim?!
    Deus conhece meu coração e sabe que estou batalhando pra ser feliz, tenho tentado deixar de lado a pessoa que me tornei em função das pessoas, pra ser eu mesma..
    abçs

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Lembre-se, este é um espaço para opiniões relacionadas ao texto em si.Obrigado.