FACEBOOK

terça-feira, 15 de março de 2016

A PORTA ESTREITA E OS CAMINHOS DO EU


Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” Mateus 7:13,14
A porta estreita que atravessamos representa a nossa porta pessoal, que precisamos encontrar e atravessar, para deixar o rastro da nossa própria vida neste mundo. O caminho espaçoso representa o que todos usam, o apertado é o caminho que Deus preparou para cada um de nós: é o caminho no qual vivemos a imagem que Ele tem de cada um de nós.
O caminho estreito é também o caminho consciente. À primeira vista, viver de forma consciente parece ser algo cansativo. Na verdade, o caminho estreito leva a um horizonte mais amplo. Nele, alcançamos a harmonia conosco. Aquele que se contenta em seguir os outros não vive de verdade. Nosso processo de humanização só pode ser completado se encontrarmos nosso caminha pessoal e andarmos nele.
Isso exige uma reflexão consciente sobre quem eu realmente sou, o meu chamado e o rastro que quero deixar neste mundo com minha vida. Não devemos nos orientar por outras pessoas e nos comparar com elas, precisamos encontrar a porta que foi reservada para nós, a porta que leva à vida.
Esta porta não é estreita por exigir demais, mas porque devemos conscientizar-nos daquilo que é certo para nós e do caminho que devemos percorrer diante de Deus, devo viver a imagem singular que Ele tem de mim. Isso tudo só pode ser descoberto através de uma reflexão e sensibilização consciente. Quando eu viver a imagem singular dele em mim, me transformarei em uma benção para os outros.
O caminha largo é aquele da vida que seguimos de forma inconsciente, é o caminho da menor resistência e da identificação com as massas. O estreito exige consciência e atenção despertada se não quisermos nos desviar do caminho.
O que Jesus diz nesta palavra é confirmado pelos nossos sonhos. Muitas vezes sonhamos com caminhos ou aberturas estreitas que precisamos atravessar ou com encruzilhadas em que nos encontramos.
No fundo do nosso coração sabemos que nossa vida precisa atravessar essa porta estreita para podermos seguir nosso caminho. Seguir às massas, adequar-se às suas normas – isso é o caminho largo. Mas segui-lo significa permanecer no inconsciente. Se quisermos descobrir quem somos e qual é o mistério da nossa alma precisamos resistir as massas e enfrentar o desafio de tornar-nos pessoas conscientes, que não podem mais esconder seus medos por trás de uma identidade de massas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Lembre-se, este é um espaço para opiniões relacionadas ao texto em si.Obrigado.