FACEBOOK

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

ENSAIO SOBRE A ENTREGA DO SER



"Dai, e ser-vos-à dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no vosso regaço..." Lucas 6.38

Dar é mais do que dispor de alguma coisa. Dar é também doar-se.

 Além de dar coisas precisamos aprender a dar da gente também.

Jesus nos ensina que é dando que se recebe. O ciclo de ser e ter caminham na nuance da entrega e devoção, pois só entregamos o que temos e o que somos, quando somos devotos de tal ente.

Concomitantemente, às vezes, entendemos que dar é dispor de alguma coisa, com o intuito de outra coisa receber, numa troca temporal e impessoal baseado na vontade de possuir algo. A afirmação de Jesus é muito mais profunda é mais do que dar o que se têm, é dar o que se é.

Temos receio de nos dar – nos doar – porque tememos o que podem fazer com a gente. Subtraímos do mundo e das pessoas, aquilo que de nós podemos dar, como expressão de nossa totalidade – revestidos – de afeto, carinho, amor, capacidades, emoções, etc. porque carregamos na gente um senso de não permitir que as pessoas espoliem o que temos de mais precioso, por isso, ao invés de dar da gente, a gente dá das coisas que a gente tem – mas a gente não se envolve mais com as pessoas que estão ao redor da gente.

Normalmente a gente não se dá apenas se empresta, e quando fazemos assim, cobramos juros sobre o que farão (ou fizeram) com a gente, pois queremos de volta aquilo que somos e ainda, aquilo que julgamos merecer por havermos nos dado em certas circunstâncias. Sim, as poucas vezes que nos entregamos em alguma coisa, já o fazemos esperando o que vamos receber em troca, não porque acreditamos que toda entrega tem um retorno espiritual – que se manifesta de diversas formas – mas porque exigimos retorno existencial para as entregas que fazemos.

Jesus ainda diz que quando nos damos, receberemos de volta, sem precisar cobrar juros ou impor condições sobre as expectativas da gente. Jesus diz que aquilo que gostaríamos de ter, vem no nosso regaço. O regaço é a parte do corpo que vai da cintura aos joelhos, quando estamos sentados, ou seja, na linguagem popular o regaço é nosso colo. Jesus diz que quando nos damos à recompensa de tal entrega não precisa ser exigida, ela virá a nos sem os esforços das condições e exigências – a nossa realização em tudo será colocada em nosso colo, ou seja, não precisaremos correr ou lutar para termos a recompensa que a gente quer – ela, simplesmente virá a nós.

O regaço também é o interior do nosso ser – Um espaço do intimo da nossa alma, onde se faz os traços daquilo que somos com aquilo que queremos dar ao mundo e as pessoas, e é neste ambiente do ser que precisamos ser felizes. A proporcionalidade daquilo que recebo em contentamento, é relacionada com a intensidade com que me dou ao mundo e as pessoas.

Quando a gente se dá a gente se recebe de volta – se encontra na gente.

Portanto dar é melhor que receber, pois quem assim faz se recebe. Acha-se. Algumas vezes a gente busca tanta em tanta coisa, com o intuito de se encontrar, e não tem sucesso, por que Jesus diz que para tal coisa se efetivar como realidade na gente, não é só o que a gente tem que devemos dar – mas principalmente – o que a gente é. É preciso dar da gente para as pessoas, e isso, sem medida. Quem só recebe se perde de si e da benção que há nesta condição de dar-se.

Exemplo maior foi Daquele que se deu: Jesus.

Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Lembre-se, este é um espaço para opiniões relacionadas ao texto em si.Obrigado.