FACEBOOK

sábado, 18 de fevereiro de 2012

A VERDADE DO ENGANO


"...enganando e sendo enganados..." 2 Timóteo 3.13


O engano não é apenas o falsear das coisas e nas coisas, ele também promove o auto-engano, e habilita o enganador para ser enganado também.

Sim, é isso que o apóstolo fala.

Quem engana não só se engana e, engana os outros, mas também se torna vítima do próprio mundo enganador que tal se vive.

Sim, pois o engano – e todas as suas manifestações – promovem no enganador a condição de, se não olhar pra si, acreditar em si mesmo como se concebe, e nos enganos que de si produz. Sim, o enganador torna-se vítima do próprio engano, acreditando que o seu engano é a verdade de si.

É, tem muita gente que acredita na própria mentira do seu auto-engano.

Tais pessoas corromperam-se em si mesmas, por promoverem ao outros o engano que carregam em si. Pois tais seres, não enganam apenas o outro, mas também se retro enganam, na proporção que seu engano ganha forma, ou seja, quanto mais enganam, mais enganados na vida ficam, e tornam-se vitimas, não somente de seu auto-engano, mas do engano do outro também.

Portanto quem engana se e engana aquele que circunda sua existência perde na vida a referencia de tudo, pois sem a verdade no ser, nada de certo será correto. E serão enganados também.

Quem engana vive no vento, pois sem a raiz do certo, rodopia na vida sem lugar para estar, pois a alma do enganador não se contém na simplicidade, anseia sempre por uma novidade, para alimentar seu engano sobre si e sobre a vida.

Quem engana não ama, nem se ama e não é amado, pois a gente só ama a verdade do outro, e nunca seu engano. Verdade é que há pessoas que se apaixonam pelo engano da imagem do outro, mas tal paixão dura o tempo que o engano permanece.

Quem engana não conhece a verdade que há em Jesus – Pois tal ser faz, inclusive da fé – matéria prima para celebrar o mais absurdo do engano, enganar aqueles que da fé precisam para seguir na vida. Procedendo assim, tal ser não só engana quem se fragiliza na vida, mas circunda as beiras da loucura, Daquele que tem na mão o poder da Verdade – Deus. Sim, quando o enganador engana assim, é nas mãos Daquele que ele encontra a verdade que destrói o engano.

Portanto para seguir na vida, a melhor maneira de viver e deixando o auto-engano. Pois auto-enganar-se a respeito de si, da vida e dos outros é promover nas proporções da existência, condições de também enganar se, pois todo engano de fora é o auto-engano de dentro.

Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Lembre-se, este é um espaço para opiniões relacionadas ao texto em si.Obrigado.