FACEBOOK

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

APRENDENDO A VER O BEM QUE A VIDA TÊM


“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.” Romanos 8.28


Paulo, o apóstolo diz que todas os acontecimentos e manifestações em nossa vida, trazem um contributivo existencial pra gente, ou seja, todas as coisas contribuem para o bem. Para o nosso bem.

Bem este, que não é, em essência, uma coisa boa no momento, mas que produz, após a experiência que tal fato produz a nós, um resultado que nos promove a uma categoria maior de crescimento pessoal, ou seja, nós aprendemos – se de fato assim desejarmos – com todas as coisas que nos acontecem, sejam boas, más ou nulas – pois há fatos nulos em nós que apenas promovem a nulidade de tais coisas, por assim serem.

Todavia não se pode aprender pela forma simples de saber o que tal coisa produz. Não. Paulo diz que a pedagogia que nos ensina a extrair lições de bem e do bem para nossa vida, é condicional ao amor que temos por Deus.

Sim a gente só consegue ver o bem nas coisas que pra gente acontece, se nossa referência de amor na vida e pela vida, for Deus, pois quem assim procede tira de si toda pena e lamúria, pois consegue conceber que, Aquele a quem crê, sabe que por amor a Si, não permite que a desgraça seja a ausência da graça, mas que mesmo na desgraça Ele ensina pra gente que a vida pode ser cheia de graça – graça que nem sempre faz rir, mas que sempre nos faz confiar.

Portanto, Paulo afirma que, as coisas cooperam para nosso bem estar – em todas as categorias da nossa vida – quando aprendemos amar a Deus em entrega confiante, e mesmo que nada pareça funcionar pra gente – mesmo assim, Deus tem condições de nos ensinar que a vida e as coisas da vida, podem ser benéficas.

E que nada nos impedem de recebermos tais benesses dos fatos, pois isso virou lei no mundo espiritual, pois há um decreto a respeito da nossa integridade na existência. Fomos chamados a esta qualidade de vida, que extrai da vida o bem para viver em Deus, por um decreto.

Portanto, assim aprendemos que o fim primaz de todos os acontecimentos na nossa vida não é mera fatalidade do acaso, mas mesmo que tais coisas assim sejam, nas concepções dos homens e da filosofia do mundo, para a gente é fonte de aprendizado e crescimento que, só aquele que crê em Deus pode aprender.

Sim todas as coisas cooperam para nosso bem, pois nosso destino não é apenas terminar um ano, ou cumprir uma tarefa na vida – nosso destino é a eternidade.


Assim sendo, não viva apenas como se o momento determinasse sua história. Não. Entenda que mesmo no pior dos casos, as coisas ainda podem dar muito certo – mesmo quando tudo está dando muito errado.

Todas as coisas estão ao nosso favor. Resta-nos apenas aprender a aprender com isso.

Então aprendemos que, Deus sempre esta conosco, pois se todas as coisas cooperam para nosso bem – Deus em tudo está presente, e se assim é, precisamos aprender a confiar Nele, mesmo quando o que nos acontece, não nos mostra Ele nos fatos. Sim, algumas vezes Deus está nas entrelinhas dos acontecimentos.

A gente precisa aprender a ver o bem que a vida têm.
Pense nisso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Lembre-se, este é um espaço para opiniões relacionadas ao texto em si.Obrigado.