FACEBOOK

segunda-feira, 25 de julho de 2011

APRENDENDO A PERDER PARA GANHAR


"Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo (...) para que possa ganhar a Cristo." Filipenses 3.7,9

Num mundo onde levar vantagem é o que faz sentindo quando se vive, acabamos domesticados a viver, sempre, querendo ganhar tudo o que for possível.

A expressão: “o que eu ganho com isto” vem intrinsecamente e inconscientemente imprimida dentro da gente.

Perder é uma palavra que não gostamos que fizesse parte do nosso repertório. Ninguém gosta de perder.

Todavia, Paulo o apóstolo diz que existem perdas que são verdadeiros ganhos, pois carregam em si todas as possibilidades da liberdade e satisfação, pois na vida, nesta ânsia de ganhar, vamos acumulando coisas que nos sobrecarregam a existência e nos impedem de sermos, vivermos e seguirmos o curso daquilo que Deus tem planejado para nós.

Sim, pois não somos obras do acaso e nem da evolução, somos projetados para cumprirmos um propósito, que pode não está evidente, mas mesmo latente, nos levará aonde fomos destinados a ir.

Portanto é preciso aprender a perder para ganhar.

Entretanto esta perda, não é subtração daquilo que nos é caro. Nem daquilo que temos em nós como carga de amor e subsitência. A perda que Paulo nos ensina é aquela que abre mão daquilo que parece ser por aquilo que já é.

Aprendemos a perder para ganhar quando entendemos que aquilo que dizem de nós, não faz de nós o que nós somos, e só seremos se aprendermos a perder estas referências que sobre nos colocam, para vivermos aquilo que Deus diz a nosso respeito.

Aprendermos a perder para ganhar quando voltamos nosso olhar não para as titulações e ordenações que seguem na história – ou seja – tem gente preocupada demais em ser isso ou aquilo, e esquece que só basta ser o que se é para poder ganhar o que se precisa, e nesta angústia de ter, acabam-se por perder-se na busca, e terminam-se frustrados e amargurados num canto qualquer da vida.

Aprendemos a perder para ganhar quando entendemos que o tempo está a nosso favor – no conteúdo existencial da promessa – e não contra nós. E assim sendo, quem tem as promessas de Deus, não se aflige e corre nesta vida para viver a vida em sim, mas sabe que na espera anômina do consolo da graça de Deus, pode vencer toda ansiedade desta busca desenfreada por propósito.

Aprendemos a perder para ganhar quando fazemos da vontade de Deus nossa busca e nosso alvo, mas sem cair na neurose do não faça isso ou aquilo, pois a vontade de Deus não é um pacote que se compra pronto, mas que se adquire no cotidiano da nossa caminhada com ele.

Sim, Paulo diz que para podermos todas as coisas é preciso que aprendamos a perder para ganhar.

Pense nisso.

Um comentário:

  1. a paz do Senhor pastor, que saudades de suas pregações ministradas em Jaboticabal-SP.
    Nesta época eu morava lá, hoje estou residindo no Ceará.
    Vou ser um seguidor de seu blog.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Lembre-se, este é um espaço para opiniões relacionadas ao texto em si.Obrigado.