FACEBOOK

sábado, 4 de junho de 2011

DA TENTAÇÃO E OUTRAS VONTADES DENTRO DA GENTE


"...e não nos deixeis cair em tentação;..."  Mateus 6.13

A tentação é a vontade da minha vontade por causa de uma vontade.


Ela é a minha vontade manifesta que anseia realizar a minha vontade latente, ou seja, aquela vontade que esta dentro de mim.

A tentação age levando a gente contra a gente, e assim sendo, desconstrói na gente a vontade de fato. Toda tentação é apenas uma tentação da vontade, pois satisfeita a vontade da tentação, temos apenas a sensação de vazio e desconforto.

Todavia, mesmo assim sendo, a tentação tem o poder de controlar a vontade. Ora sendo assim controladora, ela também manipula a gente contra a vontade da gente, e gera na gente uma neurose de ter a vontade satisfeita, mesmo contra a vontade da gente.

A tentação opera no intimo e no silêncio do nosso interior. Ela só se manifesta pra gente, no seu gritante estado, quando a gente cede a ela, e nesta peleja, caímos em tentação. Cair em tentação é permitir que a vontade gerada pela tentação controle a vontade da gente, e controlado nossa vontade – controle a gente.

Vencer a tentação é vencer a vontade da gente dentro da gente.

E tal feito não é fácil. Porque muitas destas vontades não são apenas uma vontade, mas pode ser um estágio da vida num momento de necessidade, ou seja, podemos ter uma tentação por estarmos vivendo um momento ruim em algum ponto da nossa existência. Podemos ter uma tentação por estar num momento de fragilidade emocional, afetiva ou espiritual.

Todavia tais momentos não inviabilizam a tentação, antes pelo contrário, a patrocina e seu maior investidor é o diabo, pois este Ser sabe que nossa vontade sempre será em potência ao mal.

Jesus é nossa fonte de contentamento e vitória sobre a tentação. Ele foi tentado. Ele venceu a tentação. Portanto, uma vez em Cristo temos vitória contra a tentação – mesmo que em tentação já tenhamos caído.

Cair em tentação é permitir que o mal, sócio da tentação, se instale em nosso ser e faça a gestão de nossa vida e história, ou seja, a tentação é destrutiva quando promulga na gente um comportamento que permite que aquilo que era raro torne-se comum – cotidiano.

Jesus diz que a forma de vencer a tentação é orar. Pedir a Deus que nos livre dela.

O segredo sempre será evitar o caminho onde ela está, pois, uma vez trilhando na mesma estrada podemos não ser fortes suficientes para vencê-la.

Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Lembre-se, este é um espaço para opiniões relacionadas ao texto em si.Obrigado.