FACEBOOK

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

BAGAGEM - COISAS QUE VOU E NÃO VOU LEVAR PARA 2011.

Uma coisa fundamental pra quem está se preparando pra viajar, é a bagagem. Eu viajo muito, e então, estou sempre fazendo as malas. Todavia nesta sina de viajar sempre acabo levando na minha bagagem, alguns itens, que no término da jornada percebo ter sido inútil transportá-los até o meu destino.
Como estamos pra iniciar um novo ano, uma nova jornada, uma nova viagem estou dando uma olhada na bagagem que planejo levar. Eis algumas coisas que vou levar e outras que não irão mais ocupar minha mala inútilmente:

1- Não vou mais carregar lembranças desagradáveis. Pois se uma coisa é apenas lembrança, fato é que tal coisa já passou e causou as marcas que deviam causar no momento que aconteceu. Então se torna inútil carregá-la em uma nova perspectiva de vida.

2- Não vou mais carregar palavras não ditas. Pois a única maneira de se fazer entender é falando. Quando não permito a palavra exercer sua função higienizadora dentro do ser, permito que o dito pelo não dito ganhe proporções que a verdade, depois, não possa penetrar. Isso não vou levar comigo.

3- Vou levar todas as possibilidades de ser feliz. O pior infeliz é aquele que segue viagem de cabeça baixa, e assim, deixa de perceber que todas as possibilidades são possíveis, basta apenas carregá-la dentro de si. Então, minha bagagem para a vida será repleta de possibilidades, ainda que, eu tenha que rever algumas afirmações da própria existência e, assim, ter que mudar meu estilo de vida.

4- Não vou levar nenhuma expectativa alheia. A verdadeira vida só pode ser vivida em si - mesmo e não no outro. Quando eu carrego na minha jornada a expectativa que outro coloca sobre mim, eu perco o senso de mim mesmo e acabo apenas vivendo em função de agradar o outro. Uma premissa básica pra fazer alguém feliz é ser feliz consigo mesmo. Caso esta possibilidade seja-lhe subtraída, ninguém ao seu redor será feliz.

5- Não vou levar o pessimismo anacrônico. Cada tempo tem seu mal. E cada mal o seu remédio. Não vou levar comigo as reclamações da moda e nem os pessimismos do senso comum. É tão fácil reclamar. Quero levar comigo o otimismo da coragem e da perseverança.

6- Vou levar a piedade e a misericórdia. Isso quero levar em abundância. Cada dia o homem torna-se menos piedoso e misericordioso. Numa época de violência e intrangisgencia, de insensibilidade e impaciência a piedade deixa de ser coisa de religioso e torna-se tão necessária ao bom senso. Misericórdia é ver-se na angustia daquele que perdeu todas as possibilidades de caminhar por si. Quero piedade e misericórdia na minha bagagem.

7- Vou levar a família. Sim, família é tudo que nos resta quando perdemos tudo. Então a família é tudo, que neste mundo de virtualidades, vale apenas levar onde for. Quero voltar a ser, de novo, um ser da família, não apenas como grupamento social, mas como lugar de realização, aceitação e perdão.

8- Sim. Também quero levar o perdão. O perdão encerra o assunto. Vira a página. Desobcessa a alma. Perdão é condição – a priori – para tudo na vida. Um ser não perdoado perde o rumo. Um ser não perdoador perde o sentido daquilo que é, pois vive em função da ofensa feita. Não, não se pode caminhar pra frente olhando para traz.

9- Não vou levar a inveja. Ainda que ela insista em me acompanhar, fazendo-me, muitas vezes, interromper minha jornada para deixá-la numa destas estações da vida. A inveja é o sentimento mais poderoso de uma alma sem perspectiva de si mesmo. Pois o invejoso desejar ter o que você possui, mas não quer passar pelo que você passou para estar onde, pensa ele, que você está. A inveja mata.

10- Quero levar a fé. Não fé da religião, pois está inflacionou a crença do sagrado, na aquisição do profano material. Quero a fé pura que vem de um coração que anda com Deus. A fé manipulada pelos homens de negócios do céu, não transforma ninguém. A fé que emana do cotidiano da caminhada com Deus, torna-nos mais sensíveis a tudo que nos cerca. Por isso, a fé será à base de toda minha bagagem.

Talvez assim, a minha viagem para 2011 seja bem mais agradável que a última.

Pense nisso!

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário. Lembre-se, este é um espaço para opiniões relacionadas ao texto em si.Obrigado.