FACEBOOK

sábado, 12 de novembro de 2011

DO MUNDO E SEU MUNDANISMO.




"Não peço que os tire do mundo, e sim que os guarde do mal." João 17.15

O mundo é o ambiente da nossa realidade.
É no mundo que a gente, como gente, acontece e a realidade da gente acontece com a gente. O mundo enquanto concepção da realidade é apenas mundo-onde-se-acontece.

Jesus na sua oração pede a Deus que não evite na gente a realidade da gente – mas que, nesta realidade carregada de mundanismo, sejamos livres do mal.

Sim, se o mundo é onde a realidade da vida da gente acontece – mundanismo é onde a maldade deste nosso mundo de realidade aflora e vem contra a gente e sua influência faz mal pra gente – na gente mesmo – pois todo mundanismo é a maldade do mundo dentro da gente.

Todavia Jesus diz que podemos viver no mundo e sermos livres de seu mundanismo, e com isso nos ensina que, não se pode ausentar da realidade com suas manifestações, mas sim, em Deus, conseguimos vencer o mundanismo dentro de nós. Pois o mundanismo assim concebido não é apenas seguir os padrões da maldade que o mundo produz, mesmo quando se apresentam como estilo de vida no mundo, e nos influencia a vivermos sob sua escravidão, é também permitir que o medo de se contaminar com o mundo, nos coloque num invólucro, onde nem mesmo a graça de Deus, através de nós, possa fluir ao mundo.

Portanto, Jesus, ora à Deus e pede que, assim sendo, não seja assim com a gente.

Estamos protegidos do mundanismo do mundo, mesmo vivendo no mundo, e, portanto não precisamos desenvolver as fobias de tal concepção e viver de forma que, através da gente, Jesus possa tocar o mundo.

Tal oração de Jesus é o antídoto contra o enclausuramento da e na realidade. Sim, pois com medo do mundanismo podemos acabar deixando de viver no mundo, e ao invés de influenciar o mundo, morrermos do tédio da existência sem referência, e nos tornamos zumbis cristãos dentro da realidade viva.

Assim sendo, hoje é dia de sair da clausura que vivemos, ou àquela que fomos levados. Sim, tem muita gente que de tanto ouvir que o mundo – como realidade – não faz parte da sua realidade de crente, que preferiu se debilitar trancado dentro de quatro paredes para se proteger do mundo, mas que não conseguiu evitar que o mundanismo deste mundo, que Jesus pediu ao Pai para nos guardar, entrasse em seu ser e o desconfigurasse tanto, ao ponto de não saber mais quem se é hoje.

Pense nisso.

Um comentário:

  1. A paz,meu querido
    Como sempre,tua reflexão sempre envolve,e mostra,a praticidade do cristianismo,e com isso nos leva a pensar,de forma refletiva e equilibrada,como nos portar diante de Deus,da igreja e do mundo.
    Realmente viver no mundo é uma prova de fogo para nós cristãos e que no fim mostrará se passamos com louvor ou não quando o Senhor vier buscar sua igreja.
    Se formos arrebatados,passamos;se não formos é porque fomos reprovados.Oxalá que todos passem.
    Graça e paz,amigo.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Lembre-se, este é um espaço para opiniões relacionadas ao texto em si.Obrigado.