FACEBOOK

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

DEUS NÃO SENTE DÓ.



“Então disse o Senhor a Samuel: Até quando terás dó de Saul havendo eu o rejeitado...”                   1 Samuel 16.1


Algumas vezes nós continuamos gostando daquilo que Deus já não gosta mais e já não faz mais parte dos planos Dele em nós e pra nós.

Podemos desenvolver um sentimentalismo por determinadas situações que nos impedem de ver o que Deus quer e pode fazer de novo, tanto na gente, quanto nas coisas da gente.

Samuel amava Saul – Mas Saul já não fazia mais parte dos planos de Deus.

Todavia não é Deus quem rejeita as situações que nós amamos, são as situações que fogem do controle e da vontade de Deus – e quando assim é a gente se vê oprimido pelo mesmo amor que deveríamos rejeitar como coisa pra gente.

E isso é muito complicado, pois em tal configuração não é apenas a coisa rejeitada por Deus que sofre, é a gente que sofre, por amar tal coisa que não tem mais solução Divina. Sim, é algo desesperador saber, mas há coisas que já não tem mais a solução Divina que queríamos, pois tais coisas se desintegraram no contexto da vontade de Deus, e tornaram-se apenas nossa vontade, por causa do sentimos que temos com tal.

Sim a gente sofre com isso, e isso pode ser pessoas, projetos, sonhos lugares, anseios e vontades.

Tem coisas que amamos por que começaram em Deus – mas de Deus se perderam por si só, e assim, para continuarmos com a vontade de Deus, acabamos sofrendo por amor.

Paradoxalmente a tudo que sabemos sobre o amor de Deus por nós, Deus nem sempre ama o que amamos, mas Ele sempre amará a gente e aquilo que é melhor pra gente.

O que fazer diante daquilo que queremos – mas que Deus já não quer mais?

Sentimento a gente não consegue jogar fora. Não se des-ama nem se des-sente.

Deus não pediu a Samuel que deixasse de amar Saul – Mas, que Samuel não fizesse do que sentia por ele, âncora para continuar num propósito que impedisse o projeto final para algo maior do que o sentimento.

Mas, o que é maior do que aquilo que sentimos?

Como se vence o conflito dos sentimentos?

Com não sentir por um objeto da vontade o sentimento que nos impede de seguir no projeto de Deus?

Ora, Deus dá a Samuel a receita. Encontrar no coração de Deus a referência de existir naquilo e com aquilo que é do coração de Deus. Por isso, Deus manda Samuel ungir Davi – alguém segundo o coração de Deus.

Portanto, para viver um grande amor é preciso conhecer o que Deus ama e, amando assim, poder amar como gente que a gente é.

Por isso não sofra por aquilo que Deus não está sofrendo, pois fazendo assim a gente se desconstrói e acaba virando pasta na vida, e encaixando-se nas fissuras da existência, e acabamos como seres angustiados e amargurados.

Para se viver um grande amor (até o amor romântico) é preciso, acima de tudo, conhecer o coração de Deus, e aquilo que Deus ama, e para isso, basta se abrir e permitir que a palavra de Deus, interpele na gente aquilo que a gente tem como vontade e representação.

É fácil, não. Dói demais. Mas, certamente o projeto integral será salvo das desconstruções que nossos sentimentos às vezes nos fornecem como esquemas de felicidade.

Pense nisso.

3 comentários:

  1. A paz Pastor
    Historia profunda e verdadeira....q fala em nossos corações..
    e que nos leva para uma grande meditação

    ResponderExcluir
  2. Eu sinto tudo isso, muito bem escrito e muito profundo.

    ResponderExcluir
  3. mts sufoca dentro de si, esse tipo de sentimentos...eu tbm sinto tudo isso.mt profundo

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Lembre-se, este é um espaço para opiniões relacionadas ao texto em si.Obrigado.