FACEBOOK

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

DA BONDADE E VONTADE DO QUE QUERO



"Ora,se vós, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos,quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem? Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o vós também a eles, pois esta é a lei e os profetas." Mateus 7.11-12

Jesus diz que na nossa maldade explícita há uma bondade implícita que carregamos em nossa existência. Pois, mesmo sendo seres propensos ao mal, não negamos a dádiva do bem, quando isso nos convém, pois toda nossa bondade é apenas a bondade que nos convém – a bondade conveniente.


Entretanto o que Ele de fato nos ensina é que Deus é realmente bom. Pois, se nesta bondade conveniente da nossa maldade, sabemos dadificar alguém com o bem que, supostamente, podemos oferecer quanto mais Deus – que não carrega tais configurações – pode nos dar como resultado do nosso relacionamento com Ele.

E isso para nós faz toda a diferença.

Deus pode nos dar frutos direto de sua benevolência.

Todavia, Jesus continua dizendo que o que recebemos de Deus é em proporcionalidade àquilo que oferecemos aos outros, aos nossos iguais.

Sim, só recebe da bondade de Deus, aqueles que sabem ser bondosos aos outros. Pois, tal manifestação de bondade promove, a bondade de Deus em nós e através de nós.

Portanto para receber de Deus o que de Deus desejamos, devemos promover ao outro o que de Deus desejamos receber.

Por isso que muitos não recebem nada. Pois pra receber de Deus é preciso oferecer o que se deseja aos outros. E dos outros, somos mais inclinados a receber do que a oferecer.

Sim, a vida cristã é interatividade humana pura. Vida cristã não é isolamento, nem via de mão única – é alteridade e troca mútua e continua. É comunhão e unidade.

Engana-se quem pensa que basta estar bem com Deus para de Deus receber o que se deseja. Jesus diz que é primordial estar de bem e oferecendo o bem aquele que do meu lado está, para que o bem desejado de Deus se manifeste á mim.

Pois o que desejo aos outros é o que recebo de Deus.

Isto é um novo paradigma nos nossos relacionamentos. O que eu desejo receber é preciso ser, antes de tudo, oferecido aqueles que estão no contexto da minha existência.

Pense nisso.

2 comentários:

  1. A paz,irmão
    Voce sintetizou o que Jesus quer de seus seguidores,pois na comum unidade(comunidade),o querer bem ao seu proximo,é ama-lo e querer que lhe aconteça ,de bom,o que acontece a voce!
    E quando isso acontece,o olhar do mundo se volta para nós,e com isso as pessoa conhecerão, que realmente Jesus foi enviado por Deus Pai!
    Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  2. Pastor, esta palavra tocou profundamente ao meu coração.
    Muito obrigado, que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Lembre-se, este é um espaço para opiniões relacionadas ao texto em si.Obrigado.