FACEBOOK

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

QUERO SER MAIS MUNDANO

Uma reflexão sobre nossa missão

Muito se fala em missões. Em estruturas de envio. Em bases de apoio. Em mobilizações.

Há 10 anos tenho estado empenhado neste trabalho, que é desafiador.

Desafiador por que não é um tipo de ministério que tem notoriedade eclesiástica. Ao contrário, hoje o termo missionário e missões, em alguns círculos evangélicos são sinônimos de engano e lucro financeiro. Mas, deixando a melancolia, e as falácias de lado, quero expressar que nunca tivemos uma oportunidade tão interessante para re-pensarmos a missão, num nível pessoal.

Um missionário não é um ser extraterrestre, que está num nível supra sensível de comunhão celestial. Um missionário é alguém comum, com todas suas dores, dúvidas e angústias. Muita se fala em missões, em estrutura, em mantenedores, em estratégias, e tanta coisa, mas pouco se fala no estilo que devemos ter, diante de nossa própria humanidade. Cometemos erros, enganos e até pecamos nesta caminhada com Deus, no intuito de alcançar os homens. Corremos inclusive o risco de perdermos o foco.

Outro dia, recebi um e-mail de um amigo como resposta de uma carta que havia escrita à ele, sobre a necessidade de re-ajustar o foco, e a resposta que recebi, foi de tamanho acalento para o meu coração, por ser de imensa simplicidade; ele me disse: Marcelo, o teu foco é Jesus. E isso faz toda a diferença.

Algumas vezes nos sentimos frustrados e desgastados por tantas dificuldades que enfrentamos neste desejo de sermos benção às nações. Pessoas inescrupulosas cruzam nossos caminhos e tentam macular nossa própria essência, com a descaracterização do chamado, da visão e, principalmente, do foco. Confesso que nos últimos tempos estive com medo de perder o foco, mas esta palavra que veio do meu amigo, foi reconfortante: O meu foco é Jesus. Se meu foco é Jesus, preciso então olhar pra Ele, estar com Ele, ouvir a Ele, pensar com Ele, e Ele me levará onde devo ir, e penso que devo ir, onde ele está me levando, pois Ele já esteve lá, antes mesmo que qualquer de nossos projetos humano-missionário chegasse.

Tenho a cada dia que passa, um interesse crescente, uma paixão envolvente muito grande pela humanidade. Uma paixão pelo homem, como homem e não apenas como objeto de conversão a uma religião. Jesus tinha paixão pelas pessoas e não apenas, paixão por aqueles que acreditavam e seguiam seus ensinamentos. E falar de humanidade em alguns círculos religiosos evangélicos, é ser interpretado como carnal ou mundano. Mas creio que nosso chamado é mundano – é para o mundo. Se nosso chamado não for mundano, para o mundo, no seu sentido etéreo, não faz sentido nosso discurso de uma espiritualidade triunfalista, que mais serve de consolo para ouvidos inoperantes, que abarrotam nossas igrejas, numa ânsia ínfima de busca do temporal, e por que não dizer das coisas “mundanas”.

Quero ser mais mundano. Quero estar mais perto das necessidades das pessoas. Quero estar mais próximo dos objetivos de Deus, que muito pelo contrario (e causando agora uma escamoteação em muitos dos leitores deste blog), é mais centrado no mundo do que na igreja. Jesus disse que os “sãos” não necessitam de médico, e sim os doentes. Um mundo adoecido, desesperado, perdido sem rumo, é o principal foco do amor de Deus. Quero esquecer as estruturas da missão e me concentrar no foco da missão de Deus: o homem e suas humanidades.

Nossa missão não pode ser alienante, obsessiva, opressora. Nossa missão precisa atingir vidas, pessoas e todo o sistema que as integra. Nossa missão precisa ser a missão de Deus. O resgate integral do ser. Por isso quero ser mais mundano.

4 comentários:

  1. DEUS Ô ABENÇOE E CONTINUE NA LUTA EM GANHAR ALMAS PRÁ CRISTO,ÚLTIMOS DIAS!!!!!!A PAZ DO SENHOR.ROZELI FORONI,TABAPUÃ.

    ResponderExcluir
  2. PARABÊNS PELA SUA FAMÍLIA!ESTOU NA ASSEMBÉIA MINST:BELÉM,PASTOR ANÔNIO HOMEN DE DEUS E TAMBÉM PROFETA DE DEUS.

    ResponderExcluir
  3. A PAZ DO SENHOR PASTOR MARCELO, FOI IMPACTANTE A VINDA DO IRMAO AQUI EM NOSSA IGREJA STA CRUZ DA SERRA.NAO POSSO DEIXAR DE FAZER A MINHA PARTE COMO AGENTE DE DEUS AQUI NA TERRA. UM ABRAÇO GRANDE PRA TODOS OS MEUS IRMAOS DA AFRICA E DO HAITI ESPERO UM DIA CONHECELOS DE PERTO. ABÇ DC FERNANDO BAPTISTA

    ResponderExcluir
  4. Paz do Senhor Jesus,

    Recebi este artigo hoje (28/05/2012) por e-mail, perguntei a fonte e ninguém sabia, coloquei o título no google e vim parar aqui. Quero retificar a excelente reflexão, aparentemente fruto de uma caminhada realista e madura. Caso seja o autor, gostaria de publica-lo nos blogs

    Diaconia Integral
    Missão Cristo é a Resposta
    Missão Integral e Gestão de Programas Sociais

    Um super abraço
    Lauberti Marcondes
    lauberti@ig.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Lembre-se, este é um espaço para opiniões relacionadas ao texto em si.Obrigado.